Reportagem BM - Professores Paralisação
25-05-2011 23:16
Professores da rede municipal de Itabirito vão fazer paralisação
Foto: Alexandre Tiradentes-Fotos
" O progresso desta cidade,depende de nós."
Presidente do sindicato, Roberto Cesário (dir p/esq.), Isaías (servidor da Saúde) e Dimas Melo advogado
Decidido em reunião na última sexta-feira, 20/05. Os professores da rede municipal de ensino de Itabirito optaram por paralisar suas atividades de maneira pacífica e silenciosa na próxima quarta-feira, 25/05. O motivo da paralisação deve-se ao fato, dos mesmos estarem insatisfeitos com salário que recebem. Fomos informados, que o salário no município é pouco mais de R$ 800, 00.
No sábado, 21/05 o presidente do sindicato dos servidores públicos de Itabirito, Roberto José Cesário reuniu com servidores, para esclarecer dúvidas quanto ao andamento dos projetos de cargos, carreiras e aumento salarial que se encontra na Câmara. E confirmou a paralisação dos professores com conhecimento do sindicato, o que considera um ato legítimo e amparado por lei.
“Nós professores estamos reivindicado um salário mais digno, justo. Já tem um projeto de lei Federal com o piso salarial para os professores R$ 1187,00, falta ainda assinatura da presidente. Mas, já sinaliza melhorias. E itabirito continua com o salário defasado. Cidades vizinhas ajustaram o salário. Porque nós não podemos?” questiona uma professora, que por medo de represália política pediu para não ser identificada.
Em conversa com alguns professores, todos afirmaram que o prefeito Manoel da Mota foi maleável e aceitou suas reivindicações tais como: direito a lotação e manutenção do quinquênio. A alteração pedida pelos professores foram inseridas no projeto de lei, que se encontra no Legislativo. O prefeito teria dito que o município não tem condições de arcar com o aumento salarial.
Os professores informaram que a paralisação não comprometerá as aulas. O dia será reposto.
Reunião
Perdidos e desamparados, foi o que pareceu os poucos servidores acompanhados da vereadora Roselene do Carmo Cardoso, a Rose da Saúde na reunião do dia 21/05 que também contou com a participação do advogado especialista em direito trabalhista Dimas de Abreu Melo. Alguns, não sabiam da reunião e muito menos do conteúdo proposto no projeto enviado pela Prefeitura à Câmara.
Roberto Cesário declarou que o tempo para negociações, sindicato servidor e Executivo foi exímio. Pediu durante a reunião à vereadora Rose que intercedesse pelo sindicato e segurasse o projeto um pouco mais, para que os servidores tomassem conhecimento do projeto.
“Qualquer mudança feita pelo município em relação aos servidores, afeta a sociedade como um todo.” Disse o advogado trabalhista Dimas Melo. Que confirmou a importância do município em regularizar o plano de cargo, carreiras e salários em função do mesmo servir de respaldo para realização do concurso público “Não é necessário fazer o plano. Mas é conveniente. Pois é o plano que orienta e da base em quais áreas são necessárias um número maior de concursado por exemplo.” Afirma o advogado.
Em função da exigência do Ministério Público, que já acionou o município, informações ainda extra-oficiais. A prefeitura deve fazer o concurso até janeiro de 2012.
Foto: Alexandre Tiradentes-Fotos
© 2010 Todos os direitos reservados.